Guiné-Bissau: Administração pública instrumento dos políticos para pagarem apoios

A Rede Oeste Africana para Edificação da Paz (WANEP) denuncia ajuste de conta na administração pública guineense e alerta para as consequências para uma batalha política no aparelho de Estado.

A organização sub-regional, através da sua coordenadora em Bissau, Denise dos Santos Indeque, disse que é uma realidade que há vários anos na Guiné-Bissau, os dirigentes partidários, abertamente, durante campanhas eleitorais, prometem empregos e funções aos seus apoiantes.

“Actualmente, o país com gravíssimos problemas sociais que afligem a vida de quase totalidade dos guineenses, está a pagar um preço muito alto, devido às crises internas dentro dos partidos políticos, onde a administração pública tornou-se palco de ajustes de conta”, descreveu.

De acordo com Denise dos Santos Indeque “com a agravante de, este cenário atingiu um dos sectores mais chave das políticas públicas: Ministério da Saúde Pública, com a demissão do Ministro, ocorreram exonerações em bloco de Directores Gerais até ao pessoal menor, já fragilizado devido a falta de técnicos, materiais de trabalhos, aliados às sucessivas greves”.

“A batalha política dentro da administração pública transformou-se num cruel desprezo do sofrimento da população guineense, pior ainda, a Guiné-Bissau parece ganhar novamente força como um Estado que insiste em viver divorciado da sua população”, alertou.

A activista lembrou aos políticos que, “a administração pública, tem como objectivo, trabalhar a favor do interesse público”, e defendeu que o serviço público tome “decisões íntegras, objectivas e imparciais, sem influência de interesses privados de qualquer partido político”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Guiné-Bissau: Justiça pode decidir futuro político da liderança do MADEM-G15

O Secretariado Nacional do Movimento para Alternância Democrática...

0

Guiné-Bissau: PAIGC e Grupo de Reflexão alcançam entendimento para viabilizar Congresso

A direção do PAIGC e o denominado Grupo...

0

Guiné-Bissau: PAIGC prepara Congresso e reforça diálogo com Grupo Reflexão

A Comissão Permanente do PAIGC reuniu-se esta terça-feira,...

0