A Rede Oeste Africana para Edificação da Paz (WANEP) denuncia ajuste de conta na administração pública guineense e alerta para as consequências para uma batalha política no aparelho de Estado.
A organização sub-regional, através da sua coordenadora em Bissau, Denise dos Santos Indeque, disse que é uma realidade que há vários anos na Guiné-Bissau, os dirigentes partidários, abertamente, durante campanhas eleitorais, prometem empregos e funções aos seus apoiantes.
“Actualmente, o país com gravíssimos problemas sociais que afligem a vida de quase totalidade dos guineenses, está a pagar um preço muito alto, devido às crises internas dentro dos partidos políticos, onde a administração pública tornou-se palco de ajustes de conta”, descreveu.
De acordo com Denise dos Santos Indeque “com a agravante de, este cenário atingiu um dos sectores mais chave das políticas públicas: Ministério da Saúde Pública, com a demissão do Ministro, ocorreram exonerações em bloco de Directores Gerais até ao pessoal menor, já fragilizado devido a falta de técnicos, materiais de trabalhos, aliados às sucessivas greves”.
“A batalha política dentro da administração pública transformou-se num cruel desprezo do sofrimento da população guineense, pior ainda, a Guiné-Bissau parece ganhar novamente força como um Estado que insiste em viver divorciado da sua população”, alertou.
A activista lembrou aos políticos que, “a administração pública, tem como objectivo, trabalhar a favor do interesse público”, e defendeu que o serviço público tome “decisões íntegras, objectivas e imparciais, sem influência de interesses privados de qualquer partido político”.