A Polícia Judiciária guineense apreendeu neste sábado, 7 de Setembro, um avião com 2.633,1 kg de cocaína no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.
O Director do Centro de Operação de Polícia Judiciária Correia Quitole disse ter informações de que “deveriam aterrar dois aviões. Mais tarde informaram que mudaram a rota, mas surpreendentemente aterrou esta aeronave”.
De acordo com a PJ, foram detidos cinco tripulantes de nacionalidades diferentes. Dois mexicanos, um equatoriano, um brasileiro e um colombiano.
Segundo as autoridades guineenses, os tripulantes do avião Gulfstream IV, com a matrícula mexicana XA-SBT, proveniente da Venezuela, hesitaram em desviar a rota para a capital maliana, Bamaco, acabando por optar por aterrar em Bissau.
Baptizada “Operação Landing”, esta operação de combate ao tráfico internacional de estupefacientes foi realizada em estreita cooperação com a Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos e o Maritime Analysis and Operations Centre – Narcotics (MAOC- N). A nível nacional, a PJ contou com a colaboração da Guarda Nacional, da Polícia da Ordem Pública e do SIS, que prestaram apoio operacional e que resultou na maior apreensão de droga na Guiné-Bissau desde o início de 2024.
Os cinco detidos serão apresentados esta segunda-feira, 9 de Setembro, ao Ministério Público, junto à Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau, para o primeiro interrogatório judicial e a subsequente aplicação de medidas de coação.