Militar detido na sequência de alegada tentativa de golpe de Estado em 2022, acabou morreu no Hospital Militar em Bissau, onde estava internado.
Fonte militar indicou esta sexta-feira (31.05) que “Papa Fanhe que estava internado no Hospital Militar, onde foi evacuado num estado crítico”, acabou por falecer na noite da quinta-feira.
A mesma fonte disse ainda à e-Global que “outros militares, como Júlio Mambali e Bubo Na Tchuto, também se encontram doentes nas selas”.
As autoridades ainda não anunciaram oficialmente a morte do militar do Estado-Maior da Armada, mas o colectivo de advogados anunciou que iria reagir mais tarde.
O Julgamento dos militares detidos no âmbito de alegada tentativa de golpe de Estado de 1 de Fevereiro de 2022 deverá decorrer na próxima terça-feira, 4 de Junho.
Entretanto, o ex-ministro da Economia e Finanças, Suleimane Seidi, e do ex-secretário de Estado do Tesouro, António Monteiro, devem ser ouvidos esta sexta-feira no âmbito dos inquéritos da Justiça Militar à alegada tentativa de golpe de Estado (30 de Novembro e 1 de Dezembro de 2023).
Os dois ex-governantes tinham sido retirados das celas da Polícia Judiciária pelos elementos da Guarda Nacional, numa acção que resultou em trocas de tiros entre a Guarda Nacional e as Forças Armadas.