Guiné-Bissau: Pagamento presencial aos pensionistas está a evitar delapidação do erário público

O governo guineense conseguiu poupar mais de dois bilhões de francos Cfa, graças ao controlo de pagamento presencial aos pensionistas, de janeiro de 2017 a junho de 2018.

Os dados constam no relatório da Comissão Interministerial entregue, esta terça-feira, 03 de julho, ao Ministro da Reforma Administrativa, Função Pública e Trabalho, Fernando Gomes que, após a apresentação do referido documento, afirmou que a aposta do executivo está centrada na correção de “procedimentos administrativos fáceis” que promovam as condições para “delapidação do erário público”, com vista à moralização do Estado.

“A reforma na administração pública constitui fator decisivo na boa prossecução da política de desenvolvimento do país. E, o que assistimos hoje, constitui um importante passo para a introdução de mudanças importantes no aparelho administrativo guineense que tanto almejamos. O relatório irá permitir não só combater a corrupção como também fazer as correções de certos males que assolam a nossa administração pública” sublinhou Fernando Gomes.

O governante disse, por outro lado, que o governo continua empenhado em criar condições que permitam a sanidade financeira, de forma a poder estar em condições de honrar com as exigências dos servidores públicos, cidadãos, utentes e beneficiários da ação da administração pública.

Entretanto, em entrevista aos jornalistas, o Inspetor geral da Administração pública, Alfa Balde, defende que o controlo de pagamento presencial seja extensivo aos efetivos da administração pública, devido a eficácia do processo iniciado em janeiro de 2017.

Dados da comissão indicam que, depois dos trabalhos feitos, de janeiro de 2017 a junho de 2018, atualmente a Guiné-Bissau conta com mais de cinco mil pensionistas, e a massa salarial é de quinhentos e cinquenta e seis milhões, seiscentos e setenta e um mil e duzentos e quarenta e cinco francos Cfa. Ou seja, de acordo com a comissão, houve uma diferença de mais de cento e setenta e cinco milhões de francos Cfa, depois do controlo efetuado.

Tiago Seide

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Timor-Leste: Taxas de juro sofrem ligeira queda

Timor-Leste: Taxas de juro sofrem ligeira queda

O Banco Central de Timor-Leste (BCTL) já elaborou o seu relatório anual, que foi divulgado esta semana.  De acordo com…
Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

O jornal “Público” avançou que uma equipa de cientistas internacionais calculou o impacto na mortalidade resultante dos efeitos das alterações…
Moçambique: Recondução de Momade é garantia de vitória da Frelimo

Moçambique: Recondução de Momade é garantia de vitória da Frelimo

O comentador residente da Rádio Moçambique, Hilário Chacate, defendeu, após o Congresso da Renamo, que a reeleição de Ossufo Momade…
Angola: Operadoras de transportes públicos devem milhões ao Estado

Angola: Operadoras de transportes públicos devem milhões ao Estado

As operadoras de transportes públicos devem mais de 40 milhões de kwanzas ao Estado na província angolana do Cuanza Sul. …