Guiné-Bissau: Sociedade civil quer que militares não sejam instrumentalizados por políticos

GB Militares

O Movimento Nacional da Sociedade Civil para Paz, Democracia e Desenvolvimento, apelou esta quinta-feira, 27, às forças de defesa e segurança a manterem “equidistância dos partidos políticos e dos seus líderes, resistindo a qualquer tentativa de instrumentalização à instabilidade do país”.

A comunicação de Plataforma das organizações da sociedade civil guineense, vem na sequência de últimas abordagens partidárias, que o Movimento cívico disse registar “com estupefação”, e manifesta a sua elevada preocupação para com “as quezilas internas no seio dos partidos políticos, entre partidos e extensivo aos órgãos de soberania nacional do país”.

“Ciente de gravidade das declarações inflamáveis que nunca são do agrado das nossas populações e nem as comungam e que temos vindo assistir nos últimos tempos por parte dos alguns políticos, cujos sinais indiciam as atitudes da musculatura de incitação à violência gratuita ao actual momento da paz relativa que se vive”, lê-se no comunicado.

O Movimento da sociedade civil manifesta ainda “o desagrado com os políticos que estejam a proferir as declarações de ameaça à paz, unidade nacional e coesão social”, e exorta à responsabilização de “eventuais efeitos subsequentes”, tendo também condenado “as declarações de ameaça à paz e estabilidade relativa que se vive no País”.

A organização chefiada por Fodé Caramba Sanhá instou ainda no comunicado os utilizadores das redes sociais “à contenção e moderação com vista a contribuírem para a construção da Paz e estabilidade na Guiné-Bissau”.

Sobre o conflito de liderança no Partido da Renovação Social (PRS), o Movimento da sociedade civil apela ao “bom senso” entre os dirigentes, militantes e simpatizantes dos Renovadores.

Mamandin Indjai

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

Angola e Namíbia fortalecem cooperação nas infraestruturas

O ministro das Obras e Transportes da Namíbia, Veikko Nekundi, reuniu-se com governantes angolanos durante uma visita de trabalho a…
Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde recebe comemorações do Dia Mundial do Turismo

Cabo Verde foi escolhido pela Comissão Africana da Organização Mundial do Turismo (UN Tourism) para ser o “país anfitrião das…
Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

Moçambique e China partilham vontade de consolidar relações bilaterais

A ministra dos Negócios Estrangeiros e Cooperação de Moçambique, Maria dos Santos Lucas, e o ministro do Departamento Internacional do…
ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

ONU alerta para risco iminente de fome em 13 países

Milhões de pessoas correm risco de fome e inanição nos próximos meses, a menos que sejam tomadas ações humanitárias urgentes…