Missão do CCISP intensifica a cooperação entre Portugal e Timor no ensino superior, investigação e ciência

A iniciativa de promoção externa contou com a presença de representantes de onze instituições portuguesas de ensino superior politécnico. A promoção externa do Ensino Superior Politécnico passou por Timor-Leste, em mais uma missão de internacionalização do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), composta por representantes de onze instituições portuguesas.

A celebração de protocolos entre o CCISP, as instituições que integraram a missão e as duas universidades timorenses (UNTL – Universidade Nacional de Timor Lorosa’e e UNDIL – Universidade de Díli), reflete a intensificação da cooperação entre Portugal e Timor-Leste no ensino superior, na investigação e na ciência.

No dia 29 de maio, a delegação robusta – composta por nove Institutos Politécnicos (Beja, Bragança, Cávado e Ave, Coimbra, Guarda, Leiria, Portalegre, Viana do Castelo e Viseu) e as Escolas Superiores de Enfermagem de Coimbra e de Lisboa – começou por ser recebida pela Embaixadora de Portugal em Timor-Leste, seguindo-se uma visita à UNTL.

Na Universidade Nacional de Timor Lorosa’e foi formalizado um memorando de entendimento entre o CCISP e a UNTL, assim como onze acordos de cooperação bilaterais com as instituições de ensino politécnico portuguesas presentes. No dia 30, a comitiva portuguesa encontrou-se com o ministro do Ensino Superior, Ciência e Cultura de Timor-Leste.

O programa terminou com uma visita à Universidade de Díli e a participação num workshop internacional subordinado ao tema “A Cooperação Técnica e Científica entre Portugal e Timor-Leste”, que contou igualmente com a presença de cerca de 400 académicos e estudantes da UNDIL, dos Embaixadores de Portugal e Angola e representantes do Instituto Nacional de Ciências e Tecnologia.

Durante a visita, o Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos formalizou o memorando de entendimento com a Universidade de Díli, visando iniciar possíveis iniciativas conjuntas.

Temos disponibilidade para ajudar mais na capacitação das pessoas de Timor-Leste, na formação de quadros técnicos, na qualificação dos docentes em mestrados e doutoramentos, na investigação aplicada conjunta. Estamos empenhados em fortalecer os laços de amizade, aprofundar e criar mais parcerias, aumentar o conhecimento e a investigação aplicada, afirmar a língua portuguesa ao serviço da sociedade, ao serviço das nossas universidades, ao serviço das pessoas”, salientou Maria José Fernandes, presidente do CCISP e do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), durante a missão.

Sobre o CCISP:

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos é um órgão colegial, com várias competências, de representação conjunta dos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico. Têm também assento no CCISP as universidades dos Açores, Algarve, Aveiro, Évora e Madeira. Além da representação conjunta dos seus membros, a sua principal competência é a emissão de pareceres e posições sobre assuntos que digam respeito a matérias relacionadas com o ensino superior. Trata-se, pois, de uma entidade de consulta do ministério com a tutela do ensino superior, sendo, igualmente, chamado a tomar posição junto de outros organismos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Maláui: Brigada Anticorrupção manda prender oito funcionários da Migração por suspeita de corrupção 

Maláui: Brigada Anticorrupção manda prender oito funcionários da Migração por suspeita de corrupção 

Oito funcionários do Departamento da Migração de Lilongue e mais dois civis foram, esta quinta-feira (11), detidos por suspeita de…
Portugal: Aposta na inovação no setor agroindustrial marcou celebração de 15 anos da InovCluster em Castelo Branco

Portugal: Aposta na inovação no setor agroindustrial marcou celebração de 15 anos da InovCluster em Castelo Branco

A InovCluster – Associação do Cluster Agroindustrial do Centro, uma das mais destacadas instituições no setor, localizada em Castelo Branco,…
Guiné-Bissau: Nabiam acusa Sissoco de pretender eliminar líderes políticos guineenses

Guiné-Bissau: Nabiam acusa Sissoco de pretender eliminar líderes políticos guineenses

O antigo Primeiro-ministro e líder da APU-PDGB, Nuno Gomes Nabiam, acusou, esta quinta-feira, 11 de Julho, o Presidente da República…
Moçambique: Actividade Económica continuou fechada na vila de Macomia enquanto FADM justifica a razão da morte de um comerciante local 

Moçambique: Actividade Económica continuou fechada na vila de Macomia enquanto FADM justifica a razão da morte de um comerciante local 

Na terça-feira (9) a vila de Macomia, centro de Cabo Delgado, ficou agitada na sequência de uma manifestação da população…