O Fundo Monetário Internacional (FMI) partilhou que o Governo moçambicano terá pago 143 milhões de dólares ao Credit Suisse no acordo extrajudicial alcançado em outubro de 2023.
A quantia, que terá sido paga para pôr fim ao litígio sobre as dívidas ocultas em Londres, é tornada pública cerca de três meses depois.
Segundo o FMI, em outubro de 2023 o Estado moçambicano e o Credit Suisse, um dos bancos envolvidos no escândalo das dívidas ocultas, chegaram a um acordo, no qual o Governo terá então pago 143 milhões de dólares aos credores do banco.
Foi ainda mencionado que o acordo implica, primeiro, uma liquidação antecipada em dinheiro de 46 milhões de dólares, um valor que foi, alegadamente, totalmente financiado por receitas orçamentais extraordinárias vindas do cancelamento de um contrato de exploração de Gás Natural Liquefeito.
O mesmo acordo implicava igualmente “a emissão de obrigações de tesouro no valor de 6,2 mil milhões de Meticais (equivalentes a 96 milhões de dólares)”, cita “O País”.