Moçambique: Actividade Económica continuou fechada na vila de Macomia enquanto FADM justifica a razão da morte de um comerciante local 

Na terça-feira (9) a vila de Macomia, centro de Cabo Delgado, ficou agitada na sequência de uma manifestação da população contra a brutalidade das Forças de Defesa e Segurança que na noite do dia anterior tinham morto um comerciante informal.

Da manifestação, pelo menos quatro (4) Agentes das Forças de Defesa e Segurança foram mortos, depois de espancados com recurso à paus e pedras, o que paralisou tudo ao nível da vila de Macomia.

Segundo fontes locais, na quarta-feira (10), a manifestação prevaleceu, mas foi de forma pacífica. Apesar de tudo, a livre circulação das pessoas e bens era tímida e os estabelecimentos comerciais não foram abertos.

Entretanto, o Estado Maior General do Ministério da Defesa Nacional, através de um Comunicado de Imprensa, assinado pelo chefe das Relações Públicas, Pedro Domingos António, justifica que a morte do comerciante deveu-se à recusa de parar quando o mesmo foi interpelado durante a patrulha noturna pelas forças.

O Estado Maior General explicou no Comunicado de 10 de Julho que o comerciante era suspeito de ser terrorista uma vez carregava consigo um recipiente vazio de munições de uma metralhadora denominada PK o que levantou grandes suspeitas das sua intenções.

Contudo, as FDS que não gozam de boa relação com a população da vila de Macomia, reiteram o seu compromisso na observação dos padrões internacionais dos Direitos Humanos, enquanto investiga as reais causas do incidente que resultou na revolta popular e consequentemente perda de vida de Quatro membros da força governamental.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Brasil e Espanha debatem cooperação na transição energética

Brasil e Espanha debatem cooperação na transição energética

O Seminário Internacional “Desafios Convergentes da Transição Energética: Espanha e Brasil” reuniu especialistas em Madrid para discutir a cooperação bilateral…
Cabo Verde apoiado pela Hungria com sete milhões de euros

Cabo Verde apoiado pela Hungria com sete milhões de euros

A Hungria assinou um acordo com Cabo Verde para disponibilizar mais sete milhões de euros ao programa de mobilização de…
EUA instados por China, Rússia e Irão a levantar sanções

EUA instados por China, Rússia e Irão a levantar sanções

A China, a Rússia e o Irão apelaram aos Estados Unidos e ao Ocidente para que levantem as sanções impostas…
Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

O Governo japonês decidiu disponibilizar 11 milhões de dólares a Moçambique para reforçar o policiamento comunitário e a segurança nas…