Moçambique: ARENE anuncia aumento dos preços dos combustíveis a partir de 7 de Maio

A Autoridade Reguladora de Energia (ARENE) anunciou, nesta quarta-feira (06), uma nova actualização em alta dos preços dos combustíveis em Moçambique.

Os novos valores entraram em vigor a partir das 00h00 do dia 7 de Maio de 2026 e aplicam-se às principais cidades com terminais de distribuição, nomeadamente Maputo/Matola, Beira, Nacala e Pemba.

De acordo com o comunicado oficial, a revisão foi feita no âmbito dos mecanismos periódicos de ajustamento e reflete a evolução desfavorável dos factores que influenciam a estrutura de preços dos combustíveis no mercado internacional.

Entre os principais aumentos, destaca-se a gasolina, que passa de 83,57 meticais por litro para 93,69 meticais, representando uma subida de 12,11%. O gasóleo regista um dos maiores agravamentos, subindo de 79,88 para 116,25 meticais por litro, um aumento de 45,53%.

O petróleo de iluminação também sofre uma subida significativa de 45,91%, passando a custar 97,56 meticais por litro. Já o gás de cozinha (GPL) tem um aumento mais moderado, fixando-se em 87,82 meticais por quilo, enquanto o gás natural veicular (GNV) sobe para 52,73 meticais por litro equivalente, um acréscimo de 28,27%.

A ARENE sublinha que todos os produtos registaram aumentos, consequência directa das pressões externas sobre o mercado energético. A instituição reforça que continuará a monitorar a evolução dos preços e a assegurar a aplicação das medidas regulatórias previstas na Lei.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Igreja histórica em Cabo Delgado “reduzida a escombros” após mais um brutal ataque terrorista

A paróquia de São Luis de Monfort, símbolo...

0

Moçambique envia missão de emergência pela diáspora na África do Sul

O Governo moçambicano, através do Ministério do Trabalho,...

0

Moçambique: Bispo de Nampula lamenta ataque à paróquia de Munheune

O bispo católico da Diocese de Nampula, Dom...

0