Moçambique avisado pelo FMI sobre dificuldades de acesso ao financiamento

O Fundo Monetário Internacional (FMI) alertou que o Governo moçambicano está a enfrentar dificuldades para ter acesso ao financiamento. O motivo apontado consiste no facto de ainda existirem desafios significativos no país, apesar da saída da lista cinzenta do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI).

Esta dificuldade no acesso ao financiamento resulta das condições de financiamento cada vez mais difíceis, que levam a cortes na aquisição de bens e serviços em 2025, ano que registou um crescimento económico de 0,5%.

Após ter trabalhado em Moçambique no final do ano passado, uma delegação do FMI concluiu que os desafios do país continuam enormes, com destaque para os ligados à dívida pública.

A organização internacional alertou em comunicado que “o Governo enfrenta condições de financiamento cada vez mais difíceis. Com os atrasos no serviço da dívida, a detenção de títulos públicos pelos bancos nacionais – a principal fonte de financiamento dos grandes e persistentes défices fiscais – estagnou. O financiamento externo líquido tem sido negativo”.

Tendo em conta estas condições de financiamento restritivas, “estima-se que o défice orçamental tenha diminuído significativamente em 2025, descendo para 4,5% do PIB [Produto Interno Bruto], face aos 6,2% de 2024, principalmente devido à redução das despesas com bens, serviços e projetos de capital”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Governo está a terminar Plano de Reconstrução Pós-Cheias 2026

O Governo moçambicano ainda está a terminar o...

0

Moçambique: PRM acusada de balear civis num distrito da província de Nampula

A Polícia da República de Moçambique (PRM) está...

0

Moçambique: Dia Internacional da Mulher em Nampula

Tal como em outras cidades moçambicanas, a cidade...

0