Moçambique: Chapo quer Justiça focada na promoção dos direitos das crianças

O chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, declarou que o sistema judiciário do país deve ser firme, através da promoção dos direitos das crianças. A observação foi feita nesta segunda-feira, 02 de fevereiro, no quadro da abertura do ano judicial de 2026.

Para o governante, investir na proteção da criança é fortalecer os alicerces da nação e proteger o futuro do capital humano, dando assim mais estabilidade social e mais esperança a Moçambique. Representa igualmente, prosseguiu, um compromisso com a dignidade judicial, que é um dos preceitos essenciais para o sistema judiciário.

Neste âmbito, Chapo alertou sobre a necessidade de se consolidarem os mecanismos institucionais que tornem a proteção efetiva célere e centrada no superior interesse do menor. A seu ver, trata-se de um princípio que deve orientar as ações dos órgãos da justiça no país. 

O Presidente da República lembrou que 51% da população moçambicana é constituída por crianças e que, nos últimos anos, muitas delas têm sido vítimas de violência.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Marcha da ANAMOLA impedida pela PRM com gás lacrimogéneo

A Polícia da República de Moçambique (PRM) recorreu...

0

Moçambique: Presidente Chapo defende reforço do papel do primeiro-ministro na coordenação do Governo

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, defendeu, a...

0

Moçambique: Terroristas atacam Mocímboa da Praia e Macomia durante o fim de semana

Dois incidentes de insegurança foram registados durante o...

0