A cidade de Pemba, capital provincial de Cabo Delgado, já produz todo tipo de ração para aves, com a entrada em funcionamento de uma fábrica de processamento local de rações, Inaugurada terça-feira, 16 de abril, pelo governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo.
O empreendimento fabril, pertencente ao grupo Lovemore Frangos e Rações, cuja implantação custou sete milhões de meticais, além de responder à procura de ração para aves na província de Cabo Delgado, é também ponto de absorção de mão-de-obra local.
A fábrica com capacidade de processar cinco mil toneladas por ano, está a recorrer matéria-prima também produzido o nível local com destaque o milho e a soja.
O governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo, considera que a existência daquela fábrica na província está a permitir caminhar para uma auto suficiência na produção de frango de corte que atualmente atinge setenta por cento de produção interna.
A Lovemore Frangos e Rações também produz todo tipo de ração para cães, além das rações pre- iniciais, iniciais, de crescimento e de engorda para os frangos de corte.