Moçambique: CNE destaca tranquilidade durante recenseamento eleitoral

O presidente da Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique, Dom Carlos Matsinhe, afirmou que o recenseamento eleitoral tem decorrido “de uma forma tranquila e com abrangência satisfatória”, cita a “Carta de Moçambique”. 

Recorde-se que o recenseamento decorre desde o dia 15 de março. 

As declarações foram feitas em Maputo nesta terça-feira, 16 de abril, durante a apresentação, aos partidos políticos, das etapas subsequentes do Calendário Eleitoral, o que incluiu a inscrição dos proponentes, a apresentação de candidaturas e a distribuição de mandatos provisórios. 

Ainda de acordo com Matsinhe, o número de eleitores registados até ao momento satisfaz os órgãos eleitorais, “embora tenhamos as dificuldades impostas pela situação de insegurança na província de Cabo Delgado”

Segundo os dados mencionados pelo presidente da CNE, até ao último sábado, 13 de abril, os órgãos eleitorais tinham inscrito um total de 5.304.110 eleitores, no território nacional e no estrangeiro, o que representou 70.78% do universo estimado, que corresponde a 7.494.011 eleitores. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Cerca de 60 membros do ANAMOLA assassinados desde 2025

A Aliança Nacional para um Moçambique Livre e...

0

Moçambique: Frelimo oficializa Gabinete Provincial para 13.º Congresso

A Frelimo oficializou o Gabinete Provincial para preparar...

0

Moçambique: Divergências no seio da FRELIMO somam enquanto membro da brigada central critica governador de Nampula

O chefe da Brigada Central de Assistência à...

0