Moçambique: Cresce número de cidadãos malauianos que entram ilegalmente no país 

Cidadãos do Malaúi, parte deles com alegação de quererem chegar à África do Sul, na busca de melhores condições de vida, estão a chegar à província central de Manica, no centro de Moçambique, de forma ilegal.

As autoridades de Migração na província de Manica, têm vindo a reportar o fenómeno nos últimos anos, mas a situação parece não estar a mudar. Segundo o porta-voz da Direcção Provincial de Migração em Manica só no primeiro trimestre deste ano, 120 cidadãos ilegais, incluindo etíopes, foram detidos e devolvidos ao país de origem.

Abílio Mate explicou que a mais recente detenção de cidadãos malauianos, 27 indivíduos, aconteceu na semana passada, no posto administrativo de Inchope, distrito de Gondola.

Abílio Mate acrescentou que os 27 malauianos, agora sob custódia das autoridades de Migração em Manica, justificaram que pretendiam chegar à cidade de Maputo, capital de Moçambique à procura de melhores condições de vida.

Para tentar convencer as autoridades, que não permitiram soltura, os 27 malauianos argumentam que um dos motivos da fuga no seu país é supostamente a situação de fome e falta de emprego. Os mesmos serão repatriados ao país de origem.

As autoridades em Manica continuam implacáveis na luta contra a migração ilegal, embora este ainda seja considerada uma questão impõe grande desafio.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: 151 Agentes da Polícia Municipal patenteado em Nampula

O Conselho Municipal da Cidade de Nampula realizou...

0

Moçambique: Grupo de populares de Macomia manifesta-se contra raptos de comerciantes locais

Grupo de populares da vila de Macomia, no...

0

Moçambique: Frelimo muda estrutura das chefias das brigadas centrais

A Comissão Política da Frelimo decidiu reorganizar as...

0