Moçambique: Dívida pública regista aumento de USD 17,1 mil milhões

A dívida pública moçambicana registou uma subida de 2,16% entre janeiro e dezembro de 2025, segundo o relatório de Gestão da Dívida do Ministério das Finanças. A mesma corresponde assim a um total de 17,1 mil milhões de dólares.

É ainda mencionado no documento que a dívida interna do país, que representa a maior parte da quantia total, atingiu um crescimento de 9%, situando-se em 470 milhões de dólares.

“As Obrigações do Tesouro mantêm-se como o principal instrumento da dívida interna, representando 40,8% do total no quarto trimestre, tendo registado um acréscimo de 9% face ao primeiro trimestre e maior emissão no IV trimestre, seguindo os Bilhetes do Tesouro (33,7%), que registaram um aumento de 5,8% face ao primeiro trimestre”, pode ler-se.

“no IV trimestre, a estrutura da dívida externa manteve-se estável, com predominância do crédito multilateral, com proporção de 56,3% do total, seguido do crédito bilateral, que apresentou uma ligeira redução no peso (34,5%), e dos títulos MOZAM 2032 (9,2%), cujo stock permaneceu inalterado ao longo do período em análise”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Presidente em visita à China com foco em infraestruturas e investimento

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo,...

0

Moçambique: Província de Cabo Delgado lança Estratégia de Desenvolvimento

A Província de Cabo Delgado, que acolhe o...

0

Moçambique: Governo de Sofala partilha realizações do ano 2025

O Governo da Província de Sofala anunciou esta...

0