Moçambique: Edilidade de Nampula diz que anterior gestão pagava a mais de mil funcionários em situação de irregularidade

A nova máquina de governação do Município da cidade de Nampula denuncia ter encontrado uma tremenda situação irregular de mais de 1400 trabalhadores, que alegadamente eram pagos sem terem vínculo actualizado com aquela instituição.

Foi pela mesma razão, que o Vereador de Administração e Recursos Humanos, Bernardo Francisco disse que a edilidade decidiu cancelar o contrato de mais de mil trabalhadores, o que deixa muitas famílias que eram dependentes deste emprego em situação de dificuldade.

Além dos mais de mil trabalhadores, o Vereador de Administração e Recursos Humanos no Município de Nampula, disse igualmente que outros 400 funcionários também têm salários cancelados por se detectar ausência depois da prova de vida presencial realizada há dias.

“Feita as atualizações de dados dos funcionários constatamos que tínhamos no município 2.205 funcionários, entretanto, cerca de 400 funcionários não se fizeram presentes. Destes 2.205, dos rastreios que fizemos, constatámos que cerca de mil funcionários estavam em situação irregular, ou por outra os seus contratos encontravam-se caducos” revelou Bernardo Francisco.

Hoje os trabalhadores em causa, vieram à público e queixam-se de terem sido prejudicados pela medida da edilidade.

A existência de mais de mil trabalhadores e funcionários que alegadamente estavam em situação de irregularidade começou a ser denunciada pelo próprio edil de Nampula, Luís Giquira, durante a Primeira Sessão Ordinária da Assembleia Municipal.

Giquira anunciou nessa ocasião que 498 funcionários não tinham aparecido nas sessões de prova de vida apesar de até no passado estarem a ser pagos numa média mensal no valor de aproximadamente sete milhões de meticais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Portugal: Museu Nacional Ferroviário celebra 10 anos

Portugal: Museu Nacional Ferroviário celebra 10 anos

Com várias atividades e todos os fins de semana de maio com Entrada Gratuita O Museu Nacional Ferroviário (MNF) assinala…
Timor-Leste: Juiz Afonso Carmona toma posse como Presidente do Tribunal de Recurso

Timor-Leste: Juiz Afonso Carmona toma posse como Presidente do Tribunal de Recurso

O Juiz Afonso Carmona tomou posse esta segunda-feira, 29 de abril de 2025, como Presidente do Tribunal de Recurso, numa…
ONU: Guterres pede que guerras comerciais não arruínem financiamento internacional

ONU: Guterres pede que guerras comerciais não arruínem financiamento internacional

A Organização das Nações Unidas está a concentrar esforço para garantir o financiamento necessário ao cumprimento dos 17 Objetivos de…
Brasil: Web Summit Rio reúne 28 startups portuguesas

Brasil: Web Summit Rio reúne 28 startups portuguesas

Desde domingo, 27, no Riocentro, na Barra da Tijuca, a terceira edição do Web Summit Rio está aberta ao público.…