Moçambique: Edilidade de Nampula diz que anterior gestão pagava a mais de mil funcionários em situação de irregularidade

A nova máquina de governação do Município da cidade de Nampula denuncia ter encontrado uma tremenda situação irregular de mais de 1400 trabalhadores, que alegadamente eram pagos sem terem vínculo actualizado com aquela instituição.

Foi pela mesma razão, que o Vereador de Administração e Recursos Humanos, Bernardo Francisco disse que a edilidade decidiu cancelar o contrato de mais de mil trabalhadores, o que deixa muitas famílias que eram dependentes deste emprego em situação de dificuldade.

Além dos mais de mil trabalhadores, o Vereador de Administração e Recursos Humanos no Município de Nampula, disse igualmente que outros 400 funcionários também têm salários cancelados por se detectar ausência depois da prova de vida presencial realizada há dias.

“Feita as atualizações de dados dos funcionários constatamos que tínhamos no município 2.205 funcionários, entretanto, cerca de 400 funcionários não se fizeram presentes. Destes 2.205, dos rastreios que fizemos, constatámos que cerca de mil funcionários estavam em situação irregular, ou por outra os seus contratos encontravam-se caducos” revelou Bernardo Francisco.

Hoje os trabalhadores em causa, vieram à público e queixam-se de terem sido prejudicados pela medida da edilidade.

A existência de mais de mil trabalhadores e funcionários que alegadamente estavam em situação de irregularidade começou a ser denunciada pelo próprio edil de Nampula, Luís Giquira, durante a Primeira Sessão Ordinária da Assembleia Municipal.

Giquira anunciou nessa ocasião que 498 funcionários não tinham aparecido nas sessões de prova de vida apesar de até no passado estarem a ser pagos numa média mensal no valor de aproximadamente sete milhões de meticais.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

Excesso de mortalidade por calor vai aumentar nos próximos

O jornal “Público” avançou que uma equipa de cientistas internacionais calculou o impacto na mortalidade resultante dos efeitos das alterações…
Moçambique: Recondução de Momade é garantia de vitória da Frelimo

Moçambique: Recondução de Momade é garantia de vitória da Frelimo

O comentador residente da Rádio Moçambique, Hilário Chacate, defendeu, após o Congresso da Renamo, que a reeleição de Ossufo Momade…
Angola: Operadoras de transportes públicos devem milhões ao Estado

Angola: Operadoras de transportes públicos devem milhões ao Estado

As operadoras de transportes públicos devem mais de 40 milhões de kwanzas ao Estado na província angolana do Cuanza Sul. …
Cabo Verde: UCID critica empréstimo bancário em época pré-eleitoral

Cabo Verde: UCID critica empréstimo bancário em época pré-eleitoral

O eleito municipal da UCID em Santo Antão, José Graça, disse que se trata de uma “manobra para manipular a…