O primeiro-ministro moçambicano, Adriano Maleiane, anunciou que o Governo está a reforçar a capacidade policial na luta contra crimes violentos, entre os quais os raptos.
“As ações de capacitação institucional que temos vindo a implementar estão a ser determinantes para a polícia e o SERNIC [Serviço Nacional de Investigação Criminal] reforçarem cada vez mais as suas ações preventivas e de combate a diferentes tipos de crimes, tais como raptos, assassinatos, tráfico de seres humanos, roubos, drogas, entre outros”, afirmou esta quinta-feira, 11 de maio, no Parlamento.
As declarações foram feitas no discurso final da sessão de perguntas dos deputados ao Governo, que começou na quarta-feira. Ainda de acordo com Maleiane, já foram selecionados os agentes que vão trabalhar na unidade que vai combater os raptos e que tem sido anunciada pelo Presidente da República, Filipe Nyusi.
O governante realçou que a futura entidade deve estar à altura dos desafios operativos e investigativos impostos pelos raptos.