A População da vila de Macomia, em Cabo Delgado, celebrou no sábado, 01 de junho, o 60° aniversário de elevação àquela categoria, mas o administrador não se fez presente na cerimónia, tendo sido representado pelo Secretário Permanente.
Apesar de os residentes considerarem um momento de festa, ainda manifestam preocupação sobre a segurança, alegadamente agravada com notícias da retirada definitiva das tropas sul africanas da missão militar da SADC e de circulação de terroristas nos postos administrativos de Mucojo e Quiterajo.
Na sua mensagem por ocasião da data, a Associação dos Naturais, Filhos e Amigos de Macomia (ANFAMA), destacou o empenho das Forças de Defesa e Segurança moçambicanas, SAMIM, Ruanda e Força Local, devido ao seu empenho na luta contra os grupos terroristas, na região e em toda a província de Cabo Delgado.
Nas últimas semanas, a vida está a regressar à normalidade na vila de Macomia com o retorno da actividade comercial, no entanto, nenhuma instituição pública está aberta sendo que os responsáveis atendem assuntos de serviço em suas residências.
Refira-se que na semana passada, o presidente do Conselho Empresarial de Cabo Delgado, Mamudo Irache, disse que pelo menos 65 agentes económicos de Macomia, tinham retomado as suas actividades comerciais, mas apela o governo e aos bancos para abrir linha de financiamento para ajudar a recuperar dos danos.