Moçambique: Mais de 150 homens armados da RENAMO e Naparamas rendem-se às autoridades na Zambézia

Mais de 150 homens armados, entre membros da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo) e indivíduos conhecidos como “Naparamas”, entregaram-se às autoridades na passada quinta-feira (5), no povoado de Quembo, distrito de Morrumbala, na província da Zambézia.

O acto público de rendição foi orientado pelo governador provincial, Pio Augusto Matos, que considerou o momento um passo importante para a consolidação da paz e estabilidade na região. Entre os que se entregaram às autoridades encontram-se também crianças e cerca de 57 mulheres.

Durante a cerimónia, o governante apelou à união, ao diálogo e à convivência pacífica entre os cidadãos da província. Pio Matos incentivou igualmente a população, sobretudo os jovens, a afastar-se do consumo de drogas e de conflitos, orientando-os a canalizar as suas energias para o trabalho, a produção e o desenvolvimento das comunidades.

O governador destacou ainda a necessidade de garantir a reintegração social dos que regressam às suas comunidades. Nesse sentido, sublinhou a importância de assegurar o retorno das crianças à escola e o apoio às famílias, para que todos possam contribuir para o progresso da província.

Sabe-se que o grupo que agora se rendeu esteve envolvido em várias incursões armadas em diferentes distritos da província.

Entretanto, após a entrega das armas e a manifestação de vontade de regressar à vida civil, os Namparamas e dissidentes da RENAMO pedem para não serem perseguidos, após explicarem em público que se mantiveram na mata muito tempo enquanto esperavam apoio que tinham sido prometido por Ossufo Momade, actual presidente daquela que foi a segunda maior força política de Moçambique.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Novos movimentos terroristas registados em Cabo Delgado

Novos movimentos terroristas foram esta semana reportados nos...

0

Moçambique: SENAMI de Nampula repatria 132 estrangeiros

Pelo menos 132 cidadãos estrangeiros, residentes na província...

0

Moçambique: RENAMO critica governador de Nampula devido ao incumprimento de promessas eleitorais

A RENAMO, através do seu porta-voz na província...

0