O líder da Renamo, Ossufo Momade, disse lamentar a exclusão da Coligação Aliança Democrática (CAD) das eleições legislativas e provinciais de 09 de outubro, uma decisão tomada pela Comissão Nacional de Eleições (CNE) de Moçambique.
No entanto, o presidente do maior partido da oposição culpou os dirigentes da CAD pela nulidade da candidatura, de acordo com “O País”. A seu ver, os dirigentes da coligação foram irresponsáveis na preparação de documentos submetidos à CNE.
“Nós achávamos que tínhamos os moçambicanos colocados na CAD para que pudéssemos avançar juntos. Aquilo a que assistimos com a decisão da CNE, na sua interpretação, os dirigentes da CAD não puderam fazer uma preparação em relação à documentação. Nós lamentamos”, declarou Momade, citado pela referida publicação.
Recorde-se que a CAD apoia a candidatura de Venâncio Mondlane às eleições presidenciais, tendo este político saído recentemente da Renamo após muitas divergências com a direção do partido, que incluíam Momade.
Segundo a CNE, a anulação da candidatura “é meramente técnica”, não reunindo a mesma requisitos legais para concorrer em outubro. Neste sentido, o órgão negou razões de ordem política nesta rejeição.