O candidato presidencial Venâncio Mondlane anunciou uma paralisação de oito dias em Moçambique, que terá início a partir desta quarta-feira, 04 de dezembro, e terminará na próxima quarta-feira, dia 11.
Trata-se de uma nova fase das manifestações populares que têm sido convocadas por Mondlane para protestar contra os resultados eleitorais de 09 de outubro.
Nesta nova manifestação ocorrerá o bloqueio de estradas, linhas férreas e a paralisação de máquinas. Os manifestantes deverão unir-se após o trabalho para entoarem o hino nacional e também o hino de África, tal como aconteceu na semana passada.
O anúncio foi feito por Mondlane através de mais uma transmissão em direto na rede social Facebook, realizada na tarde desta segunda-feira, dia 03. Houve recomendações como encerrar portos, fronteiras e aeroportos.
O político disse ainda que o país não está em clima de festa, pelo que se deve cancelar todos os eventos programados para o Ano Novo. “Não vamos ter festas em Moçambique antes de resolvermos o problema do nosso país. Não há festas felizes quando um povo está triste, quando um povo está assassinado e quando está com os seus direitos fundamentais violados”, concluiu.