O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, anunciou a isenção de taxas para novas ligações de energia elétrica em todo o país. O objetivo desta decisão é facilitar o acesso ao recurso por parte da população.
A informação foi avançada durante a cerimónia de inauguração da rede de eletrificação do posto administrativo de Alto Ligonha, no distrito de Gilé, na província da Zambézia.
O dirigente reafirmou que a isenção da taxa de energia para os requerentes das novas ligações elimina a barreira para o acesso a este recurso, por parte dos cidadãos. Isto trará benefícios económicos imediatos na renda familiar, através de uma poupança de 3.500 meticais (38 euros). Esse valor corresponde à taxa de ligação que tem sido cobrada.
Segundo o chefe de Estado, a eliminação da taxa de ligação é uma medida que irá acelerar a implementação do Programa “Energia para Todos”, que concretiza os compromissos mundiais, continentais e regionais assumidos por Moçambique, como é o caso dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis, cuja meta número sete preconiza o acesso universal de eletricidade até 2030.