Moçambique: Perito da ONU apela ao reforço da proteção de civis no combate ao terrorismo

O relator especial das Nações Unidas para os direitos humanos e o combate ao terrorismo, Ben Saul, apelou a Moçambique para reforçar a proteção dos civis e enfrentar as causas profundas da violência terrorista que afeta o país desde 2017. O especialista defendeu uma resposta que combine segurança, desenvolvimento das comunidades e fortalecimento das instituições públicas.

Num comunicado divulgado a 17 de agosto, Ben Saul manifestou solidariedade para com a população e as autoridades moçambicanas perante as ameaças persistentes de grupos terroristas, mas sublinhou a necessidade de uma abordagem coordenada entre o Governo e os parceiros internacionais. Segundo o perito, esta estratégia deve permitir combater o extremismo e, simultaneamente, garantir a segurança e os direitos das populações afetadas, sobretudo no norte do país.

O especialista manifestou particular preocupação com as violações de direitos humanos registadas durante os cerca de nove anos de conflito, incluindo homicídios, mutilações, recrutamento forçado e violência sexual e baseada no género. As alegações envolvem sobretudo grupos armados não estatais e terão afetado de forma particularmente grave mulheres e crianças.

Ben Saul alertou também para uma situação de “impunidade generalizada” relativamente a alegadas violações graves cometidas pelas forças de segurança desde o início do conflito. Na sua avaliação, a falta de responsabilização pode enfraquecer a confiança das comunidades nas autoridades e prejudicar os esforços de combate ao terrorismo, defendendo por isso maior supervisão independente, responsabilização efetiva e respeito pelos direitos humanos.

O relator especial apelou ainda à comunidade internacional para manter o apoio político e financeiro a Moçambique, num contexto de redução do financiamento destinado à assistência humanitária. Considerou que o envolvimento internacional continua essencial para apoiar os esforços nacionais de prevenção e combate ao terrorismo, sem comprometer a proteção dos civis, o espaço cívico e os direitos humanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Frelimo organiza Conferência Nacional de Quadros em Chimoio

O secretário-geral da Frelimo, Shakila Abubakar, esteve em...

0

Moçambique reforça apoio regional ao diálogo nacional e ao combate ao terrorismo na Cimeira da SADC

O Presidente de Moçambique, Daniel Chapo, considerou positiva...

0

Moçambique: Marcha da ANAMOLA impedida pela PRM com gás lacrimogéneo

A Polícia da República de Moçambique (PRM) recorreu...

0