Dois agentes da Polícia da República de Moçambique (PRM) foram mortos por populares perto da mineradora Montepuez Ruby Mining (MRM), em Namanhumbir, distrito de Montepuez em Cabo Delgado, após um confronto ocorrido na aldeia de Nsewe na manhã desta quarta-feira (15).
Segundo relatos à E-global, o incidente começou quando uma equipa de agentes, incluindo o chefe da guarda fronteira, foi destacada do posto de controle de Namanhumbir para a aldeia de Nsewe para fiscalizar a presença de estrangeiros ilegais.
Segundo relatos, a fiscalização escalou para um confronto direto com a população local, mas não foi indicada a causa, apenas aponta-se a possibilidade dos residentes terem defendido os estrangeiros que são os principais clientes dos seus produtos.
No meio da confusão, um dos agentes efetuou um disparo acidental que atingiu mortalmente uma criança. A população revoltou-se com a morte da criança levando o corpo até a entrada das minas da MRM.
Quando dois agentes saíram do seu veículo com a intenção de acalmar os ânimos, foram atacados pelos populares até a morte.
Namanhumbir é um posto administrativo do distrito de Montepuez, hoje bastante conhecido devido ao mineral precioso no mercado internacional, o Ruby.
Desde a descoberta deste jazigo inicialmente explorado por garimpeiros locais ilegais nacionais e estrangeiros, a região tem sido palco de crimes violentos.