Moçambique: PR diz que mais de 90% dos ex-guerrilheiros da Renamo recebem pensões

O Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi, informou que cerca de 3.700 dos 5.200 ex-guerrilheiros da Renamo que passaram à vida civil, no âmbito do processo de Desarmamento, Desmobilização e Reintegração (DDR), já estão a receber as suas pensões.

“Dos 4.115 processos recebidos, porque só podem ser fixados quando as pessoas submetem ao Instituto Nacional de Providência Social, 4.089 foram fixados às respectivas pensões e enviados ao Tribunal Administrativo. E, destes, 3.697 (92%) já foram visados pelo Tribunal Administrativo e estão em pagamento. Portanto, não pode haver ironia aqui. Estas pessoas estão a ser pagas e podem ser consultadas. Por essa razão, Gorongosa ostenta o estatuto de Parque da Paz”, declarou, citado pelo jornal “O País”.

A afirmação foi feita nesta quarta-feira, 31 de julho, tendo Nyusi aproveitado a ocasião para lembrar que no dia seguinte, quinta-feira, fariam cinco anos desde a assinatura de um acordo de cessação definitiva das hostilidades militares entre o Governo e a Renamo, ocorrida a 01 de agosto de 2019.

O documento foi assinado pelo chefe de Estado moçambicano e pelo líder da Renamo, Ossufo Momade. Os dois selaram o acordo de paz, que foi resultado de vários encontros anteriores.

O Presidente da República lembrou ontem o “acordo que pôs termo ao conflito armado no país, depois de termos tido vários encontros neste espaço, a Serra da Gorongosa, com o presidente Dhlakama”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

Moçambique recebe USD 11 milhões do Japão para Cabo Delgado

O Governo japonês decidiu disponibilizar 11 milhões de dólares a Moçambique para reforçar o policiamento comunitário e a segurança nas…
Google DeepMind aposta na robótica com novos modelos Gemini

Google DeepMind aposta na robótica com novos modelos Gemini

A Google DeepMind continua a inovar no campo da inteligência artificial e agora expande-se para a robótica com os modelos…
Angola tem descida de 25,26% na inflação

Angola tem descida de 25,26% na inflação

O Instituto Nacional de Estatística (INE) de Angola divulgou novos dados sobre o Índice de Preços ao Consumidor Nacional, que…
Cabo Verde intensifica promoção turística na 35.ª edição da BTL em Lisboa

Cabo Verde intensifica promoção turística na 35.ª edição da BTL em Lisboa

Cabo Verde reforça a sua aposta no mercado português e na promoção da sua cultura e gastronomia na 35.ª edição…