Moçambique: Presidente Chapo e Venâncio Mondlane reúnem-se em nome da paz e reconciliação nacional

O Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, reuniu-se na noite de terça-feira com Venâncio Mondlane, candidato às eleições presidenciais de outubro de 2024, no âmbito do compromisso com o diálogo político inclusivo. O encontro decorreu num ambiente de respeito institucional e teve como foco a promoção da paz, da reconciliação e da estabilidade no país.

Durante a audiência, Chapo destacou a importância do diálogo com todos os estratos sociais como ferramenta essencial para garantir a paz e impulsionar o desenvolvimento nacional.
O presidente recordou também a assinatura do Compromisso Político para um Diálogo Nacional Inclusivo, em março, reforçando que o processo deve incluir todos os moçambicanos, sem exceção.

Mondlane classificou o encontro como produtivo, mas expressou preocupações quanto à detenção de cidadãos e à violência política registada recentemente. Por outro lado, entregou um relatório com provas à Procuradoria-Geral da República e defendeu a definição de prazos e mecanismos de monitoria para o seguimento das decisões.

Ambos os líderes reafirmaram a importância de manter canais abertos de diálogo e de reforçar a coesão nacional como base para a consolidação da democracia e o progresso de Moçambique.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: Cristãos foram mortos por assumirem a sua fé face aos terroristas, diz responsável da Cáritas

A mais recente vaga de ataques terroristas em...

0

Moçambique: Chapo quer medidas urgentes para extinguir corrupção na Polícia

O chefe de Estado moçambicano, Daniel Chapo, disse...

0

Moçambique: Moradores relatam novos ataques no troço Macomia–Awasse em Cabo Delgado

Uma escolta militar foi novamente atacada esta sexta-feira...

0