O Presidente da Associação Nacional dos Professores (ANAPRO), Diamantino Marrengula, anunciou, este sábado, que os professores vão paralisar as atividades por tempo indeterminado, a nível nacional, se o Governo não pagar as horas extraordinárias em atraso há 13 meses.
A paralisação inicia-se esta sexta-feira e poderá afetar um número indeterminado de alunos, alguns dos quais não poderão realizar as avaliações trimestrais. Os professores poderão deixar de corrigir e publicar os resultados de avaliações finais que começaram a ser realizadas esta semana.
O Presidente da ANAPRO explicou que a suspensão das atividades, por tempo indeterminado, poderá afetar, igualmente, a prestação de serviços mínimos.
Marrengula sublinhou que, além da situação das horas extraordinárias que apoquentam os professores há vários anos, as turmas sobrecarregadas (o número de alunos varia entre 150 a 197 por turma), as transferências arbitrárias de escola e as situações de intimidação e ameaças de morte, são outros motivos para avançar com a greve.
Aurélio Sambo – Correspondente



