Desde semana passada que a província de Cabo Delgado está a viver uma crise de combustível que afeta todos os distritos até à cidade capital, Pemba. Desde sexta-feira, formaram-se longas filas de viaturas para abastecer nas poucas bombas de abastecimento que ainda têm produto para vender.
No mercado informal o combustível já custa 200 meticais (quase três euros) contra aos anteriores 87 meticais (quase 1.5 euros), e, mesmo assim, é difícil encontrar-lo.
A situação que está a concorrer para o aumento do preço de combustível, resulta da falta de abastecimento dos depósitos que igualmente relacionado com a destruição da estrada que liga a cidade de Pemba e Nampula, por onde normalmente é transportado o combustível que abastece a província de Cabo Delgado.
Na manhã desta segunda-feira, o governador de Cabo Delgado, disse que o governo está a trabalhar para resolver a situação o mais cedo possível.
Segundo Valige Tauabo, deve chegar brevemente um navio com combustível, com gasolina e gasóleo, que deverá solucionar o problema.
“O combustível que vai chegar, tanto o gasóleo e a gasolina, fará com que já essa procura não venha a se sentir nos próximos seis dias, porque depois disso também teremos a aquisição rotineira, normal, através de um outro barco e aí já teremos a estabilidade”, garantiu o governador de Cabo Delgado.