A Renamo submeteu, recentemente, à procuradoria distrital de Vilankulo, na província de Inhambane, uma petição contra o diretor distrital do Secretariado Técnico de Administração Eleitoral (STAE) de Vilankulo, Luís Zunguene, e o presidente da Comissão Distrital de Eleições (CDE), Fabião Manuessa, acusando os mesmos de ilícitos eleitorais.
No documento, a Renamo alega que os dois dirigentes dos órgãos de administração eleitoral devem ser responsabilizados criminalmente pelos ilícitos eleitorais ocorridos nas eleições autárquicas de outubro de 2023.
O partido da perdiz entende que a reversão do resultado do escrutínio no município de Vilankulo pelo Conselho Constitucional é uma prova inequívoca de que os dois dirigentes cometeram ilícitos eleitorais. Nesse sentido, entendem que devem ser responsabilizados criminalmente, lamentando a inércia dos órgãos de justiça relativamente aos casos de ilícitos eleitorais.
“Esses dois senhores devem ir para a cadeia porque cometeram crimes, e não são capazes de dirigir os órgãos eleitorais como deve ser”, disse Rui Cândido Mufume, porta-voz do partido naquele distrito.
Segundo Mafume, a reversão do resultado das eleições no município de Vilankulo é mais uma prova de que Zunguene e Manuessa são incompetentes para conduzir processos eleitorais livres, justos e transparentes.
A submissão da petição foi realizada num ambiente de manifestação, com os membros simpatizantes da Renamo sedentos de “justiça eleitoral”, marchando ao som de cânticos e palavras de repúdio contra os ilícitos eleitorais, enquanto exigiam a demissão daqueles responsáveis.
Aurélio Sambo – Correspondente