Moçambique: Retidos 14 cidadãos chineses e um congolês por imigração ilegal em Nampula

A Direcção Provincial de Migração em Nampula apresentou aos órgãos de comunicação social, na manhã desta quinta-feira (5), 14 cidadãos de nacionalidade chinesa e um congolês por permanência ilegal naquela parcela do país.

A detenção ocorreu no distrito de Angoche, cerca de 175 quilómetros da cidade de Nampula, numa residência em construção onde os estrangeiros se encontravam a residir.

Segundo a porta-voz da Migração em Nampula, Enércia Nota, a operação enquadra-se no âmbito das acções de aproximação dos serviços de Migração às comunidades, bem como na sensibilização sobre a necessidade de regularização da situação migratória dos cidadãos estrangeiros. Entre os detidos consta também um cidadão de nacionalidade congolesa.

De acordo com a porta-voz, as acções de sensibilização visam esclarecer o público em geral sobre os perigos e consequências da imigração clandestina, bem como alertar para os riscos do uso de intermediários no tratamento de documentos migratórios.

Enercia Nota explicou que alguns cidadãos estrangeiros acataram as orientações das autoridades e apresentaram-se voluntariamente para regularizar a sua situação. Contudo, outros ignoraram o apelo das autoridades.

“Felizmente alguns cidadãos acataram as orientações das autoridades no terreno e apresentaram-se voluntariamente para fazer a sua regularização, mediante a atividade que exercem. Infelizmente, outros simplesmente ignoraram e, neste momento, temos aqui 15 cidadãos estrangeiros, dos quais 14 são de nacionalidade chinesa, interpelados no distrito de Angoche, no interior de uma residência em construção”, esclareceu.

Segundo a representante da Migração em Nampula, parte dos detidos quando se aperceberam da presença dos agentes em missão, alguns tentaram colocar-se em fuga, mas acabaram por ser interpelados e encontrados no interior da referida residência.

Sobre o cidadão que se apresentou como congolesa, a porta-voz explicou que o mesmo exibiu um documento supostamente de requerente de asilo suspeito. Após suspeitas levantadas durante o processo de triagem, o documento foi encaminhado às autoridades competentes para verificação da sua autenticidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Moçambique: PRM apresenta 27 detidos por diversos crimes na cidade de Nampula

A Polícia da República de Moçambique (PRM) apresentou,...

0

Moçambique: Não há entrada na cidade de Pemba pela Estrada Nacional n.º 1

Na sequência das intensas chuvas que caem nos...

0

Moçambique: Novos movimentos terroristas registados em Cabo Delgado

Novos movimentos terroristas foram esta semana reportados nos...

0