Dois povoados do distrito de Memba, na província de Nampula, foram alvo de ataques terroristas na semana passada, segundo confirmou o Secretário de Estado, Plácido Pereira.
Segundo o representante do chefe de Estado em Nampula, o cenário é de destruição com dezenas de casas queimadas, famílias em fuga e um clima de medo que volta a assombrar a região.
Plácido Pereira avançou que os ataques ocorreram em comunidades dos postos administrativos de Lúrio e Chipene, onde, de acordo com aquela autoridade, um total de 45 casas foram incendiadas. Embora ainda não haja confirmação de vítimas mortais, o número de deslocados começa a crescer, sendo que muitas pessoas procuraram refúgio na sede do distrito de Memba e noutras localidades do vizinho distrito de Eráti.
Segundo o dirigente, apesar da violência, as vezes Forças de Defesa e Segurança reagiram rapidamente e já estão a actuar nas zonas afectadas. Segundo o governante, as operações no terreno visam garantir a segurança das populações e travar o avanço dos insurgentes.
Plácido Pereira deixou ainda palavras de esperança às comunidades atingidas “Queremos assegurar que o Governo está presente. Não vamos abandonar a nossa população. Vamos protegê-las”.