A Segunda Secção do Tribunal Judicial da Matola ordenou, ontem, a recontagem dos votos em todas as mesas das assembleias de voto da autarquia da Matola, na sequência de um recurso apresentado pelo Movimento Democrático de Moçambique (MDM), no qual denunciava irregularidades durante a contagem dos votos. A FRELIMO foi declarada vencedora na contagem intermediária, seguida pela RENAMO e com o MDM no terceiro posto.
“À luz dos princípios democráticos e da congruência, decide julgar procedente o presente recurso contencioso eleitoral e, por consequência, ordenar a recontagem dos votos de todas as mesas da Assembleia de voto das IV Eleições Autárquicas da cidade da Matola, devendo atender-se às irregularidades descritas”, lê-se na nota do despacho do Tribunal.
Entretanto, sobre as alegadas agressões físicas denunciadas pela RENAMO, o tribunal recomendou ao partido a apresentação de uma queixa ao Ministério Público.
Refira-se que, segundo a Comissão Distrital de Eleições (CDE), a autarquia da Matola é a mais populosa a nível da província de Maputo e tem 646147 eleitores inscritos. Foram registados, nas 895 assembleias de voto, 421138 votantes e 224999 abstenções.
Aurélio Sambo – Correspondente