Balanço de horários por preencher no início do ano letivo

Cerca de 70% das escolas com mais de 10 horários por preencher situam-se nas regiões de Lisboa e da Península de Setúbal. 

Agência para a Gestão do Sistema Educativo (AGSE) duplicou a celeridade do processo de colocação de professores através das Reservas de Recrutamento.

Escolas continuam a poder recorrer a horas extraordinárias para assegurar aulas.

Concurso Externo Extraordinário vai permitir vincular cerca de 1.800 professores nas regiões mais carenciadas.

Apoio à deslocação foi alargado a todos os professores e foi majorado para as regiões carenciadas

Uma semana após o início do ano letivo, já decorreram quatro Reservas de Recrutamento (RR), através das quais é possível colocar nas escolas públicas professores profissionalizados sem vínculo aos quadros do Ministério da Educação, Ciência e Inovação, bem como docentes com vínculo sem horário atribuído. No dia 17 de setembro, estavam cerca de 16.400 docentes profissionalizados ainda sem colocação.

De acordo com a Agência para a Gestão do Sistema Educativo (AGSE), no dia 17 de setembro, estavam 2.410 horários pedidos pelos Agrupamentos de Escolas (AE) e pelas Escolas não Agrupadas (EnA) por ocupar. Deste total, menos de metade corresponde a horários completos (1.042 horários – 43%).

O número de horários por preencher deve ser enquadrado no universo do corpo docente da Escola Pública, que ascende a cerca de 130 mil professores. Num corpo docente com esta dimensão, é expectável que, ao longo de todo o ano letivo, existam horários por ocupar, seja porque há docentes que passam à aposentação ou porque têm de ser substituídos por motivos diversos: baixa médica, licença de maternidade, licença de paternidade, licença de amamentação/aleitação, serviços moderados (medicina no trabalho), entre outros. A 17 de setembro, havia 635 AE ou EnA (78% do total) com pelo menos um horário por preencher.

Na resolução dos horários por preencher, há várias dimensões a considerar. Em primeiro lugar, a rapidez com que os professores em falta são substituídos. No dia 15 de setembro, foi implementado um novo processo de colocação dos professores que ocorre a cada três dias úteis, tornando duas vezes mais rápida a colocação dos professores. 

Em segundo lugar, as necessidades identificadas de professores em falta não têm correspondência direta com o número de alunos sem aulas, dado que os diretores têm instrumentos para assegurar que os alunos têm aulas, nomeadamente através das horas extraordinárias. A contabilização dos alunos sem aulas requer um novo sistema de informação, que está em preparação e que estará disponível durante este ano letivo.

Finalmente, é muito importante identificar as escolas com necessidades estruturais de professores, que se refletem em horários por preencher por períodos prolongados. A resolução destes problemas estruturais necessita de medidas direcionadas para essas escolas, que o Governo define, por despacho do Ministro, como carenciadas. 

Para as escolas carenciadas, no ano letivo de 2024/2025, o Governo criou um apoio à deslocação, que beneficiou mais de 2.800 docentes, e realizou um concurso externo extraordinário que permitiu a vinculação de mais de 1.700 docentes.

Numa análise mais fina das necessidades de docentes, a 17 de setembro, havia 38 Agrupamentos de Escolas ou Escolas não Agrupadas (5% do total de 810 unidades orgânicas) que apresentavam mais de 10 pedidos de horário por preencher, dos quais 11 registam 10 ou mais horários completos por preencher.

Portal do governo

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Guiné-Bissau: Sissoco Embaló destaca progresso histórico alcançado em cinco anos

Guiné-Bissau: Sissoco Embaló destaca progresso histórico alcançado em cinco anos

O Presidente cessante, Umaro Sissoco Embaló, afirmou esta quarta-feira, 24 de setembro, que a Guiné-Bissau registou progressos significativos ao longo…
NATO avisa Rússia: aliança usará "todos os instrumentos necessários" contra violações do espaço aéreo

NATO avisa Rússia: aliança usará "todos os instrumentos necessários" contra violações do espaço aéreo

A NATO endureceu o tom contra Moscovo após uma série de incidentes aéreos que aumentaram a tensão no flanco leste…
Timor-Leste: Ramos-Horta destaca parceria com os EUA a bordo do U.S.S. Cincinnati e assinala início do CARAT 2025

Timor-Leste: Ramos-Horta destaca parceria com os EUA a bordo do U.S.S. Cincinnati e assinala início do CARAT 2025

O Presidente da República, José Ramos-Horta, participou esta segunda-feira numa receção a bordo do navio U.S.S. Cincinnati, ancorado no Porto…
Moçambique vai assinar primeira Convenção da ONU contra Crimes Cibernéticos em outubro

Moçambique vai assinar primeira Convenção da ONU contra Crimes Cibernéticos em outubro

Moçambique vai assinar, em outubro, em Hanói, a primeira Convenção das Nações Unidas contra Crimes Cibernéticos, um instrumento que reforça…