Número de franquias brasileiras apresenta aumento em Portugal

O número de marcas brasileiras com presença em Portugal por meio do sistema de franchising aumentou 68% nos últimos cinco anos, passando de 41 empresas em 2020 para 69 em 2024, segundo dados da Associação Portuguesa de Franchising (APF). Por este motivo, o avanço do franchising brasileiro será um dos temas centrais da Expofranchise 2025, principal feira do setor em Portugal, que acontece nos dias 17 e 18 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa.

O crescimento reflete o amadurecimento do setor no Brasil e a afinidade cultural, linguística e económica entre os dois países, que têm “reforçado a relação de negócios no mercado europeu”.

“O aumento do número de franqueados brasileiros em Portugal é um reflexo natural da maturidade do franchising brasileiro e da afinidade entre os dois mercados. Portugal é um destino estratégico para a internacionalização de marcas, pela língua, pela estabilidade económica e pela recetividade do consumidor português, além de representar uma alavanca para o mercado europeu”, afirmou a secretária-geral da Associação Portuguesa de Franchising, Cristina Matos.

Pela primeira vez, o evento contará com o Pavilhão Brasil, espaço dedicado a marcas brasileiras em fase de internacionalização, uma iniciativa conjunta da APF, da Associação Brasileira de Franchising (ABF) e da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).

Com um dos sistemas de franchising mais desenvolvidos da Europa, Portugal lidera o continente em densidade e capilaridade, com 2.991 unidades por milhão de habitantes e 59,2 unidades por mil empresas, mais que o dobro de países como Espanha e Alemanha. O setor responde por cerca de 8% do PIB nacional e 137 mil empregos diretos, segundo a APF.

Além do Pavilhão Brasil, a Expofranchise 2025 apresentará novas iniciativas do setor, como a entrega do Selo de Excelência APF, que reconhece marcas com altos índices de satisfação entre franqueados, e o lançamento da Masterclass APF, programa intensivo de formação para diretores de expansão e gestores de redes, com início em novembro e modelo híbrido, com aulas online e experiências práticas.

Outro destaque será o lançamento presencial da Women Global Franchise (WGF), comunidade internacional voltada ao apoio e capacitação de mulheres empreendedoras, e a apresentação da aplicação oficial da APF, que servirá como guia digital e canal de relacionamento entre expositores e visitantes.

Com entrada gratuita mediante inscrição, através do link bit.ly/42e2pgG, a Expofranchise reunirá empresários, investidores e profissionais interessados em oportunidades de negócio no sistema de franquias.

O evento é organizado pela Associação Portuguesa de Franchising (APF), com patrocínio master da KW e apoio da Zome e Doutor Finanças.

Ígor Lopes

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Angola: PR pede à Suíça que devolva o dinheiro ao seu país

Angola: PR pede à Suíça que devolva o dinheiro ao seu país

O Presidente da República de Angola, João Lourenço, pediu às autoridades suíças que cumprissem as decisões dos tribunais angolanos e…
Google lança ferramenta do Gemini que transforma fotografias em vídeos com IA

Google lança ferramenta do Gemini que transforma fotografias em vídeos com IA

A Google anunciou uma nova funcionalidade do Gemini que permite transformar fotografias estáticas em vídeos dinâmicos, recorrendo à inteligência artificial.…
Portugal recebe sétima parcela do PRR no valor de 1,06 mil milhões de euros

Portugal recebe sétima parcela do PRR no valor de 1,06 mil milhões de euros

A Comissão Europeia anunciou que Portugal vai receber 1,06 mil milhões de euros relativos ao sétimo pedido de pagamento do…
Moçambique: Juventude da Renamo quer eleição de novo presidente

Moçambique: Juventude da Renamo quer eleição de novo presidente

O líder da juventude da Renamo, Ivan Mazanga, pediu a realização de um Conselho Nacional alargado do partido no primeiro…