Portugal: Governo aprova diplomas para modernizar modelo orçamental

O Governo aprovou esta semana dois diplomas centrais para transformar a gestão financeira pública: o Decreto-Lei da Orçamentação por Programas e o Decreto-Lei da Revisão da Despesa. As medidas visam reforçar a transparência, eficiência e o foco em resultados na aplicação dos recursos públicos.

Com a orçamentação por programas, os orçamentos ministeriais passam a estar organizados por ações com metas concretas e indicadores, permitindo uma melhor monitorização e avaliação das políticas públicas. O novo modelo será aplicado de forma transversal a todos os ministérios no Orçamento do Estado de 2026, após um período experimental iniciado em 2022.

Já o regime da revisão da despesa estabelece mecanismos para otimizar a afetação de recursos, identificar poupanças e redirecionar verbas para novas prioridades. Desde os projetos-piloto em áreas como Saúde e Ambiente, foram sinalizados mais de 180 milhões de euros em poupanças.

Estas reformas integram o Plano de Recuperação e Resiliência e traduzem a aposta do Executivo na modernização e sustentabilidade das finanças públicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

“Portugal Nação Global” encerra com mais de 800 participantes e 200 reuniões de negócios, destacou Emídio Sousa

Imagem: Emídio Sousa na sessão de encerramento do...

0

Portugal: Metade dos idosos poderá ficar sem apoio direto até 2070, alertam especialistas

Portugal enfrenta uma aceleração do envelhecimento populacional e...

0

EDP investigada em Espanha por apagão, mas nega responsabilidade

A EDP está a ser investigada pelas autoridades...

0