Secretário-geral da NATO pede a Portugal mais despesa militar

O secretário-geral da NATO, Mark Rutte, aterrou em Lisboa na manhã desta segunda-feira, 27 de janeiro, para reunir-se com o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, e com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro.

De acordo com a imprensa, o também ex-primeiro-ministro dos Países Baixos deslocou-se até ao território luso para pedir ao Governo mais despesa militar. No mesmo dia irá também deslocar-se até Madrid, na Espanha.

Os dados divulgados indicam que estes dois países europeus estão entre os que menor percentagem investem na área militar. Mark Rutte tem apontado para uma nova meta de despesa militar na casa dos 3% do Produto Interno Bruto (PIB), mas Portugal e Espanha não chegam aos 2% acordados há mais de dez anos.

Recorde-se que o Presidente reeleito dos Estados Unidos da América (EUA), Donald Trump, já fez aos europeus a exigência de destinarem 5% do PIB em Defesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Cantor e compositor luso-brasileiro, Rodrigo Almeida afirma-se em Portugal como “ponte cultural” entre as raízes portuguesas e a alma brasileira

Imagem: Rodrigo Almeida, cantor e compositor luso-brasileiro, durante...

0

Conselho Permanente do CCP reúne em Lisboa para assinalar 45 anos do órgão e discutir orçamento, autonomia e políticas para as comunidades portuguesas

Encontro anual do Conselho Permanente do Conselho das...

0

Brasil: Real Gabinete Português de Leitura assinala 50 anos da revista académica “Convergência Lusíada”

Imagem: Real Gabinete Português de Leitura, instituição cultural...

0