Revista de Imprensa Lusófona de 18 de janeiro de 2017

O Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, aprovou “crédito adicional para o registo eleitoral”, é a manchete do jornal “O País”. As eleições presidenciais acontecerão em agosto deste ano. O diário destaca ainda que o corpo diplomático no país está bem esclarecido sobre este registo e a ONU mostrou total disponibilidade para qualquer esclarecimento.

Esta quarta-feira na capa do matutino português “Público”, o autarca do concelho da Vidigueira denuncia o “trabalho escravo” dos imigrantes no Alqueva, com “80 a 100 pessoas dentro de uma oficina” e “30 num apartamento com um chuveiro e uma sanita”. Sobre a Europa, referência à primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, que “ameaça UE com política fiscal agressiva”.

Em Moçambique, as consequências das chuvas fortes continuam a merecer destaque, tal como na capa do matutino “Notícias”, que mostra a fotografia dos estragos no troço da EN1 que atravessa a cidade de Maxixe. Também em destaque esta quarta-feira, o reforço de Moçambique com a Iniciativa de Transparência da Indústria Extrativa (ITIE), num encontro, ontem, com o Presidente da entidade Fredrick Reinfeldt.

O Presidente brasileiro Michel Temer admite estar perante uma “crise” devido aos motins nas prisões e, por isso, as Forças Armadas podem entrar em ação caso seja necessário, revela esta manhã “O Globo”. O jornal brasileiro destaca ainda o baixo nível de popularidade do Presidente eleito dos EUA, Donald Trump, com 44%, a percentagem mais baixa dos últimos 40 anos.

O semanário “Expresso das Ilhas” faz manchete com a divergência na Assembleia Nacional sobre as comemorações do passado 13 de janeiro e destaca a declaração do Presidente da República Jorge Carlos Fonseca que acredita que “13 de Janeiro e 5 de Julho são faces da mesma moeda”. Já sem divergências, o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, José Pedro Soares, quer “resgatar o boom turístico das décadas de 70 e 80”.

O primeiro Conselho Interministerial da Guiné-Equatorial aconteceu ontem, dirigido pelo primeiro-ministro guinéu-equatoriano Francisco Pascual Obama Asue, destaca o portal oficial do Governo. Várias personalidades encontraram-se ontem com o Presidente da República Obiang Nguema Mbasogo para discutir matérias na área da economia, defesa e segurança. A primeira reunião foi com o ministro da Defesa chinês Hu Changming.

O Presidente do Parlamento da Guiné-Bissau, Cipriano Cassamá, afirmou nunca ter requisitado um processo-crime contra o Presidente da República José Mário Vaz, revela o site guineense “Bambaram di Padida”. Sublinha ainda a informação do Sindicato os Jornalistas e Técnicos da Comunicação Social (Sinjotecs) guineense, que revela uma má prestação da imprensa no país durante 2016.

O Governo timorense aprovou um projeto de lei sobre Arbitragem, Mediação e Conciliação, que pretende “melhorar o ambiente de negócios em Timor-Leste, promover o investimento e estimular o crescimento económico”. Esta medida insere-se no pacote “Guia do Governo para a Reforma Económica e Crescimento 2015-2017”, conta-nos o portal “Sapo Notícias”.

O portal de notícias “Téla Nón” realça esta manhã o testemunho do Comandante da Guarda Costeira Idalécio João, que alerta para o estado de degradação das praias Nazaré e Lagarto devido à extração de areia, e garante que a Capitania dos portos irá repor a autoridade do Estado naquela zona. Destaque ainda par a reunião que acontece hoje entre a Direção Geral dos Desportos e as federações desportivas, cujo tema da reunião não foi ainda divulgado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Cabo Verde: EasyJet anuncia voos “low cost” de Portugal para o país

Cabo Verde: EasyJet anuncia voos “low cost” de Portugal para o país

A companhia aérea britânica “low cost” EasyJet, anunciou que vai passar a realizar voos de Lisboa e Porto para a…
Goa: Reservas de água diminuem antes da chegada das monções

Goa: Reservas de água diminuem antes da chegada das monções

Os níveis de armazenamento de água das barragens do Estado estão a atingir níveis preocupantes, numa altura que se espera…
Macau: População de trabalhadores migrantes está aquém dos níveis pré-pandemia

Macau: População de trabalhadores migrantes está aquém dos níveis pré-pandemia

A Direção dos Serviços para os Assuntos Laborais anunciou que, em março, existiam quase 180 mil trabalhadores não residentes empregados…
Recordes continuam a ser batidos: Abril foi o mais quente desde que há registo

Recordes continuam a ser batidos: Abril foi o mais quente desde que há registo

A tendência de estabelecimento de novos recordes de temperatura continua e o mês de abril foi o mais quente já…