O ministro da presidência do conselho de ministro e dos assuntos parlamentares de São Tomé e Príncipe , Afonso Varela, anunciou que o governo vai isentar de vistos de entrada no país alguns países Europeus, de África e Ásia, para com isso atrair mais turistas e também trazer mais investimento estrangeiro ao país.
Afonso Varela em declarações à imprensa disse que o referido decreto que apoia a decisão ainda não foi aprovado. No mesmo decreto já estarão contemplados os países que terão direito à isenção de vistos. São eles os estados europeus do Vaticano, Liechtenstein e o Mónaco bem como Islândia, Noruega e a Suíça.
Para o Continente Africano, a isenção vai para o vizinho Gabão e o Ruanda, este último com isenção recíproca no quadro de um acordo internacional assinado recentemente entre os dois estados. No continente Asiático a isenção abrange o Japão, Coreia do Sul, e também a Rússia, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Qatar e Turquia.
Afonso Varela considera muito importante esta abertura de isenção de vistos prevendo um aumento substancial no turismo um sector vital para a economia são-tomense.