O Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) apoia o Orçamento Geral do Estado com cerca de 7 milhões de dólares. Esta ajuda financeira direta é um donativo, segundo uma fonte governamental.
O acordo com o BAD foi assinado esta quarta-feira em Abidjan, Costa do Marfim, pelo ministro do Planeamento, Finanças e Economia Azul, Osvaldo Vaz.
Este acordo é considerado de “histórico” pelo executivo. É a primeira vez que o BAD concede apoio financeiro direto ao Orçamento Geral do Estado santomense.
É o resultado do trabalho levado a cabo pelo governo e a equipa técnica formada por quadros nacionais, sob a coordenação do titular do ministério das Finanças e coadjuvado pelo Governador de Banco Central, Américo Barros.
O Conselho de Administração do BAD deu luz verde ao referido acordo, no dia 08 de janeiro.
O suporte financeiro do BAD segue-se ao que foi concedido no final do último ano pelo Banco Mundial. Foram 5 milhões de dólares que entraram no Tesouro Público, também para apoiar o OGE.
Recorde-se que o Governo santomense assinou com o Fundo Monetário Internacional no passado 2 de outubro um novo acordo de facilidade de crédito de 18 milhões de dólares para 3 anos, que “abriu as portas” para as ajudas de outras instituições internacionais.