A nova direção do MLSTP/PSD, ainda liderada pelo Jorge Bom Jesus e as suas estruturas, eleita no ultimo congresso foi reconhecida, na passada quarta-feira, pelo Tribunal Constitucional de São Tomé e Príncipe.
Segundo um acórdão do Tribunal Constitucional a que a E-global teve acesso, “os juízes Conselheiros, deliberam proceder a anotação dos nomes dos dirigentes dos seguintes órgãos das estruturas superiores do partido MLSTP-PSD”.
Neste acórdão pode-se ainda ler que o “conselho Nacional com 439 membros, sendo 300 efectivos e 100 suplentes eleitos, nos termos da alínea a) do artigo 41º dos estatutos no VI Congresso Ordinário realizado em 19 de março de 2022 e 39 por inerência de funções de acordo com as alíneas b) a f) do artigo 41 dos estatutos”.
“Comissão Política com 41 membros, dos quais 25 eleitos pelo Conselho Nacional de acordo com a alínea c) do artigo 52º e 16 por inerência de funções nos termos das alíneas a), b), d), e) f), g) h) e i) do artº 52 dos Estatutos.” lê-se no mesmo documento.
No congresso realizado em Março último, Jorge Bom Jesus, foi reeleito presidente do MLSTP-PSD com 260 votos seguido do candidato Américo Barros com 147, surgindo, depois Rafael Branco com 105 votos.
Na direção que tem Jorge Bom Jesus, como Presidente, destaca-se ainda Arlindo Barbosa, Guilherme Octaviano e Gabdulo Quaresma, como vice-presidentes ao passo que a atual Ministra da Saúde, Filomena Monteiro, está como a Secretária-geral do Movimento de Libertação de São Tomé e Príncipe.