O parlamento de Timor-Leste anunciou que vai adquirir novas viaturas para os 65 deputados em 2019, recuando desta forma na decisão em “não adquirir” novas viaturas dada a existência de viaturas Toyota Prado na posse de membros do parlamento e governo da legislatura anterior.
A decisão está a causar “polémica”, uma vez que existem 53 viaturas Toyota Prado, que continuam a ser utilizadas pelos deputados e membros do governo da anterior legislatura.
Refira-se que Arão Noé de Jesus, presidente do parlamento timorense, declarou, em julho, que iria recolher todos as viaturas Toyota Prado utilizadas pelos membros da anterior legislatura, de forma a avaliar a compra ou não de novos automóveis para os actuais 65 deputados do parlamento timorense.
À data, O Movimento de Estudantes Universitários de Timor-Leste (Movimentu Universitáriu Timor-Leste, MUTL) “ameaçou retomar os protestos“, organizando uma manifestação pública, caso o parlamento timorense adquira novas viaturas para os deputados.
O MUTL considera que “os veículos são um luxo” que Timor-Leste ” não pode pagar”, face à falta de serviços básicos na área da energia, saúde, estradas e educação.