O gestor jurídico da World Vision de Timor-Leste, António Moniz do Rosário, informou que 47% das crianças timorenses é vítima de violência física. Esta organização tem uma política interna de advocacia que visa sensibilizar a comunidade e os pais acerca da violência contra os direitos das crianças.
Moniz do Rosário declarou que a World Vision trabalha em parceria com outras organizações locais, nacionais e internacionais. O objetivo é alertar sobre o assunto da liberdade das crianças que, além da violência física, são alvo de violência emocional e disciplinar.
Os 47% foram concluídos através de uma pesquisa feita pela organização, tendo essa percentagem visto os seus direitos violados no ano de 2017, disse a mesma fonte.
Ainda de acordo com o gestor jurídico, a lei de proteção das crianças, para assegurar os direitos das mesmas, está em fase de discussão e tem de ser aprovada. O documento vai ser analisado pela comissão D do Parlamento Nacional e também pelos parceiros nacionais e internacionais.
O responsável apelou a todos os pais e à comunidade timorense para que respeitassem os direitos dos mais novos e criassem condições para que estes se sintam seguros e respeitados. “São o futuro da nação”, lembrou.