Timor-Leste acolhe, entre 7 e 10 de setembro, em Díli, a 79.ª Sessão do Comité Regional da Organização Mundial da Saúde (OMS) para o Sudeste Asiático, que reúne ministros e responsáveis de saúde dos dez Estados-Membros da região.
O encontro conta com a presença do diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, na sua primeira visita a Timor-Leste. É também a primeira vez em 11 anos que o país recebe esta reunião regional.
Entre os principais temas estão os recursos humanos na saúde, o acesso a cuidados especializados, a cobertura universal, a eliminação de doenças e o reforço da capacidade dos sistemas de saúde para responder a emergências.
A agenda inclui ainda a transformação digital e a inteligência artificial na saúde, alterações climáticas, saúde materna e infantil, saúde mental, vacinação, tuberculose e combate à malnutrição.
A sessão termina a 10 de setembro, com a aprovação das resoluções e decisões do Comité Regional da OMS.