O Governo timorense aprovou em Conselho de Ministros nesta quarta-feira, 04 de fevereiro, um donativo de cinco milhões de dólares americanos (4,2 milhões de euros) de apoio a Portugal, na sequência dos danos causados pela depressão Kristin.
“Este apoio financeiro visa contribuir para os esforços de resposta imediata e recuperação das áreas mais afetadas”, informa o comunicado do Conselho de Ministros.
Dez pessoas morreram em Portugal desde a semana passada, devido a fortes chuvas e vento. A Proteção Civil contabilizou cinco mortes diretamente associadas à passagem da depressão Kristin e a Câmara da Marinha Grande anunciou uma outra vítima mortal, tendo mais tarde sido acrescentados quatro óbitos registados por quedas de telhados durante a reparação dos mesmos, ou por intoxicação com origem num gerador.
Os distritos que sofreram mais danos foram Leiria, Coimbra e Santarém. Devido ao ocorrido, o Governo português decretou situação de calamidade para 68 concelhos até ao próximo domingo, dia 8, além de ter anunciado um pacote de medidas de apoio até 2,5 mil milhões de euros.