O filme “Uma Halibur Hamutuk – A Casa Que Nos Une”, do cineasta Ricardo Dias, está a concurso, no 14º Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa, que decorre entre 29 de Junho e 7 de julho, em Lisboa.
O documentário conta a história de um grupo de mulheres em Timor Leste e descreve a sequência de acontecimentos que ocorreram durante o ano de 1999, a situação difícil em Liquiçá durante o mês de abril, o referendo de 30 de agosto de 1999 e as semanas que se seguiram.
Na obra é revelado o papel desempenhado pelas mulheres timorenses nos acontecimentos mais dramáticos da história recente do país e o trabalho que continuaram a fazer, já em tempo de paz, na área da educação e saúde.
O FESTin é um evento internacional que promove e divulga a produção de filmes em língua portuguesa, bem como a inclusão social e o intercâmbio cultural entre os países da CPLP.
Nesta edição, a produção audiovisual, terá quase 40 produções de Portugal, Brasil, São Tomé e Príncipe, Moçambique, Cabo Verde e Timor Leste.