Timor-Leste e Nova Zelândia rubricam acordo de cooperação na Defesa

O ministro da Defesa de Timor-Leste, Contra-Almirante Donaciano Costa Gomes, assinou recentemente um acordo de cooperação militar com o ministro da Defesa da Nova Zelândia, Chris Penk. O documento visa reforçar a cooperação bilateral na área da Defesa.

A assinatura decorreu através de uma reunião virtual entre os dois governantes, segundo o site do Governo timorense. Sabe-se ainda que o entendimento estabelece um quadro de cooperação em áreas relacionadas com o desenvolvimento das forças armadas, com destaque para a formação, o treino e outros setores considerados prioritários para o reforço das capacidades institucionais das FALINTIL-Forças de Defesa de Timor-Leste (F-FDTL).

Depois da reunião, Costa Gomes declarou que “a Nova Zelândia é um país amigo e um bom parceiro de Timor-Leste desde 1999, com uma relação de confiança e amizade fortes, e com contributos para o nosso desenvolvimento e para a estabilidade regional. É com base nesses contributos que Timor-Leste considera a Nova Zelândia um parceiro importante para o estabelecimento desta cooperação”.

Trata-se do segundo acordo de cooperação na área da Defesa celebrado por Timor-Leste após a adesão plena à Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN). O primeiro foi rubricado com a Malásia, a 01 de novembro de 2025, em Kuala Lumpur, no âmbito da cooperação bilateral entre os dois países.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Subescreve a Newsletter

Artigos Relacionados

Timor-Leste: Justiça reforça cooperação com Portugal e acompanha formação de bolseiros

A coordenadora do Grupo de Trabalho para a...

0

Timor-Leste: Primeiro-ministro participa na Cimeira ASEAN-Rússia 2026

O primeiro-ministro timorense, Xanana Gusmão, deslocou-se até à...

0

Austrália: descoberta de cratera pode ter influenciado distribuição de ouro

Uma equipa de investigadores confirmou que a estrutura...

0