O primeiro-ministro timorense, Taur Matan Ruak, informou que o Governo vai debater nesta sexta-feira, 17 de abril, o alargamento do período do Estado de Emergência, que se encontra atualmente em vigor até 26 de abril, bem como o possível agravamento das medidas em vigor.
A declaração foi feita durante uma sessão extraordinária do Parlamento Nacional, agendada para debater as medidas que o Governo tem vindo a adotar e as perspetivas de futuro no combate à Covid-19.
De acordo com o governante, a declaração do Estado de Emergência dá poderes amplos ao Governo. No entanto, o executivo tem que ir decidindo, progressivamente, se é ou não necessário fortalecer as medidas.
“O Governo está a usar um método de implementação progressiva, de acordo com a realidade que se vive no país, para não apertar de repente a população”, explicou.
“Temos de dar atenção ao efeito psicológico, económico e social, e por isso temos que ir com cuidado. Se chegarmos a outras fases de contaminação, poderemos endurecer”, acrescentou.
Entre as medidas em vigor está a suspensão dos transportes públicos, do ensino presencial, o fecho das fronteiras e a obrigação de manter um metro de distância em espaços públicos. Não existem restrições à circulação e os estabelecimentos podem continuar a funcionar.
O país tem, oficialmente, 18 casos confirmados de Covid-19, dos quais um já está recuperado.



