O Governo timorense manifestou solidariedade para com as Filipinas, país que foi alvo do tufão Kalmaegi e do qual resultaram pelo menos 142 vítimas mortais e 127 desaparecidos. Neste âmbito foi disponibilizado todo o apoio possível.
“Timor-Leste está profundamente entristecido com a dimensão desta tragédia e com as dificuldades enfrentadas por tantas famílias que perderam entes queridos, casas e meios de subsistência”, disse o primeiro-ministro de Timor-Leste, Xanana Gusmão, numa carta enviada ao Presidente filipino, Ferdinand Marcos Jr.
De acordo com o chefe do Governo timorense, o país que representa “permanece solidário com o povo filipino neste momento de luto e recuperação”, tendo sido reafirmada a amizade e cooperação regional entre os dois territórios.
As declarações foram feitas em comunicado, onde também o ministro da Presidência do Conselho de Ministros e porta-voz do Governo, Agio Pereira, foi citado.
“A nossa história e laços de cooperação regional fazem com que a dor das Filipinas também seja a nossa. Estamos prontos a oferecer todo o apoio possível”, partilhou.