Timor-Leste: Líderes dos partidos encabeçam listas de candidatos às legislativas

Parlamento de Timor-Leste

As listas dos partidos candidatos às eleições legislativas indicam algumas alterações a nível de estreantes nos lugares de topo, devido à saída de vários atuais deputados e à ausência de alguns membros do atual Governo. 

A entrada do antigo comandante das forças armadas, Lere Anan Timur, e a saída de um dos críticos da atual liderança da Fretilin, José Somotxo, são duas das novidades da participação do maior partido timorense nas legislativas do país, indica a “Lusa”. 

Na Fretilin, que controla 23 lugares no Parlamento, a lista é encabeçada pelo secretário-geral e presidente da formação política, respetivamente Mari Alkatiri e Francisco Guterres Lú-Olo. 

No caso do CNRT, a lista é encabeçada pelo seu dirigente, Xanana Gusmão, seguido do secretário-geral, Francisco Kalbuadi Lay, e da deputada Maria Teresinha Viegas, com o atual chefe da bancada, Duarte Nunes, em quarto. 

Já a lista do PLP, que tem oito lugares, é encabeçada pelo atual primeiro-ministro, Taur Matan Ruak, seguindo-se Hélder Freitas e a atual vice-presidente do Parlamento, Angelina Sarmento. 

No KHUNTO a lista é encabeçada pela sua presidente, Armanda Berta dos Santos, seguindo-se o atual vice-presidente do Parlamento, António Verdial de Sousa, e António Verdial Ferreira. 

No Partido Democrático existem várias mudanças, com a saída da lista de muitos dos atuais deputados, como Adriano do Nascimento, uma das vozes mais críticas do partido. A lista é encabeça pelo presidente e secretário-geral, respetivamente Mariano Sabino e António da Conceição, seguidos de Maria Teresa Gusmão, Alexandrino Nunes, Júlio do Carmo e Sancha Margarida Tilman. 

No sábado, 25 de março, o plenário do Tribunal de Recurso validou a lista final de 17 partidos políticos, a grande maioria sem qualquer representação parlamentar, que são candidatos às eleições legislativas de 21 de maio. O único estreante na lista é o Partido Os Verdes de Timor, que se registou no ano passado. 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *




Artigos relacionados

Israel: Netanyahu critica países que reconhecem Estado da Palestina

Israel: Netanyahu critica países que reconhecem Estado da Palestina

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, acusou vários líderes internacionais de procurarem conceder um Estado palestiniano “no coração da terra…
Angola: Téte António participa em reunião de ministros da CPLP em Nova Iorque

Angola: Téte António participa em reunião de ministros da CPLP em Nova Iorque

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António, participou numa reunião informal dos homólogos da Comunidade dos Países de…
Bancos europeus avançam com criação de criptomoeda estável ligada ao euro

Bancos europeus avançam com criação de criptomoeda estável ligada ao euro

Um grupo de nove bancos europeus, entre os quais o CaixaBank (dono do BPI), ING e UniCredit, anunciou a criação…
Cabo Verde: PAICV acusa Governo de asfixiar financeiramente a CMP

Cabo Verde: PAICV acusa Governo de asfixiar financeiramente a CMP

A porta-voz do grupo de deputados do PAICV eleitos por Santiago Sul, Adélsia Almeida, afirmou que “o Governo tem feito…