Os representantes de nove dos 17 partidos concorrentes às eleições legislativas timorenses participaram esta terça-feira, 16 de maio, no primeiro de quatro debates organizados pela Comissão Nacional de Eleições (CNE).
O debate foi transmitido em direto pela Rádio e Televisão de Timor-Leste (RTTL), tendo sido longo e envolvido os nove primeiros partidos que estão no boletim de voto. São o Partido Desenvolvimento Nacional (PDN), Partido Liberta Povo Aileba (PLPA), Partido Libertação Popular (PLP), Partido Democrático (PD), Kmanek Haburas Unidade Nacional Timor Oan (KHUNTO), Verdes de Timor (PVT), União Democrática Timorense (UDT), Partido Unidade Desenvolvimento Democrático (PUDD) e Partido Republicano (PR).
Coube ao presidente da CNE, José Belo, abrir a ronda de debates, que se estende ao resto da semana. O sufrágio está marcado para domingo, 21 de maio.
“Hoje é o tempo oportuno para todos os timorenses, no país e no estrangeiro, poderem acompanhar este debate e ouvir as propostas dos partidos políticos para o futuro. O debate é um espaço para os partidos apresentarem a sua visão e perspetivas para o futuro do país”, declarou.
“Os partidos são um instrumento importante num país que adota a democracia, onde o multipartidarismo é um elemento fundamental”, acrescentou José Belo.